Passo a passo de como criar uma música profissional

1. Comece com a Mensagem

Música é a arte de compartilhar ideias e sentimentos através dos sons. Qual é a sua ideia? Pergunte a si mesmo e anote: O que você quer expressar? Por quê? Sobre o que trata sua canção? Para quem ela está sendo direcionada? Para você mesmo? Para Deus? Para seus amigos e irmãos? Para a pessoa que você ama?

Pensar nisso é fundamental para transmitir uma mensagem clara. Caso contrário, sua música pode ser bonita, mas sem sentido, caindo num mundo de abstração e ambiguidade. Se esse for seu objetivo, não tem problema, mas esteja ciente disso!

Qual é o seu Sentimento?

O sentimento pode ser representado de várias formas, mas deixar claro o que você sente e quer transmitir pode ser muito útil na escolha do arranjo, acordes, palavras para a poesia e efeitos.

Quando pensa na ideia inicial, como você se sente? Como gostaria que o público se sentisse em relação a isso?

Mensagem: “Ando muito preocupado, ansioso e sobrecarregado. Parece que não há espaço para paz. Como seria bom se houvesse uma saída, algo em que me apegar. Às vezes sinto que preciso descansar. Minha cabeça está cheia de informação, e isso me atrapalha. Talvez, se houvesse uma forma de me sentir mais leve, sem culpa, sem remorso, apenas descansar, acordar disposto a resolver problemas difíceis de uma vez. Tudo isso me deixa triste e melancólico, mas quando penso em Jesus, lembro da verdade. Sua mensagem me diz quais são as prioridades. Isso me dá segurança. Reavaliar minha vida com bastante esperança agora é possível. Termino contente, apesar dos problemas, porque não estou sozinho e consigo seguir em frente.”

2. Transforme a Mensagem em Poesia

Agora que você já tem uma mensagem clara, é hora de transformá-la em poesia. Vamos reescrever essa mensagem, pensando na métrica e nas rimas, para facilitar o canto e a criação dos arranjos instrumentais, assim teremos a letra da música:

Poesia

Preciso descansar,
Quem sabe pra cima olhar,
Como eu gostaria de acordar feliz,
Mas o peso de tudo está em cima de mim.

Cansado e ansioso,
Sobrecarregado,
Cheio de problemas,
Por todos os lados.

Não aguento mais
Tanto remorso,
Até em dias bons
Me sinto melancólico.

Preciso da lembrança
Do que o Mestre diz,
Ser cheio de esperança
E começar a sorrir.

Não estou sozinho
Nessa jornada,
Pois Jesus está comigo
E não temo mais nada.

2. Defina uma Estrutura Básica

Com a letra pronta, pegue um instrumento (ou chame um amigo músico) e comece a testar os versos e a trabalhar na estrutura da música. Defina as funções de cada parte da poesia. Experimente ordens diferentes dos versos, variação de intensidade, contagem de repetições e ensaie bastante para não esquecer. Anote os acordes e grave com o celular para poder consultar depois as melodias, pausas e tempos das frases.

Lembre-se de testar campos harmônicos diferentes para que a harmonia se adeque à sua voz, sem forçar agudos nem graves. Saber teoria musical ajuda muito nessa hora.

Estrutura Sugerida:

  • Intro: Normalmente instrumental, serve para dar um contexto sentimental e ajudar os cantores a se prepararem. Pode ter um solo de guitarra ou sintetizador, algo com uma melodia marcante.
  • Versos: Apresentam a mensagem, descrevendo o que está acontecendo, personagens e cenário.
  • Refrão: A parte mais importante, onde fica o centro da mensagem. É a parte mais fácil de aprender e que se repete mais vezes.
  • Ponte (opcional): Parte que traz complexidade e profundidade para a música, geralmente antes do último refrão.
  • Pré-Refrão (opcional): Transição do verso para o refrão, funcionando como uma rampa para essa mudança.
  • Solo (opcional): Melodia instrumental que reforça a musicalidade e serve como uma pausa para absorver a mensagem. Pode ocorrer antes e/ou depois do refrão.

3. Exemplo de Estrutura

Intro (solo suave de guitarra)

(Em – G – C – C)

Verso 1

(Em – G – C – C)
Preciso descansar,
Quem sabe pra cima olhar,
Como eu gostaria de acordar feliz,
Mas o peso de tudo está em cima de mim.

Pré-Refrão (opcional)

(Bm – Em – Bm – C)
Não aguento mais
Tanto remorso,
Até em dias bons
Eu fico melancólico.

Refrão (4x)

(G – D – Am – C)
Preciso da lembrança
Do que o Mestre diz,
Ser cheio de esperança
E começar a sorrir.

Solo (igual ao da intro, porém mais pesado)

Verso 2

(Em – G – C – C)
Cansado e ansioso,
Sobrecarregado,
Cheio de problemas,
Por todos os lados.

Pré-Refrão (opcional)

(Bm – Em – Bm – C)
Não aguento mais
Tanto remorso,
Até em dias bons
Eu fico melancólico.

Refrão (4x)

(G – D – Am – C)
Preciso da lembrança
Do que o Mestre diz,
Ser cheio de esperança
E começar a sorrir.

Ponte (4x)

(Em – G – C – C)
Não estou sozinho
Nessa jornada,
Pois Jesus está comigo
E não temo mais nada.

4. Registro de Música e Fonograma

Registro de Música

O registro de música serve para criar provas legais de que você é o dono intelectual da sua composição, evitando problemas jurídicos. Recomendamos o site Músicas Registradas.

Registro de Fonograma

O registro de fonograma gera um código universal de produto usado para direcionar seus ganhos em plataformas digitais e vendas de mídia física.

Observação: Se gravar um cover, você não pode registrar a música como sua, mas deve registrar o fonograma, mencionando o autor original para que ele receba sua parte nos rendimentos.

5. Produção Musical

Agora que você já tem a letra, acordes e estrutura (pré-produção), podemos começar a produção musical.

Onde gravar?

Você já deve ter algumas gravações de teste, mas elas são de baixa qualidade. Para obter um som profissional, use uma DAW (Digital Audio Workstation) como FLStudio, Ableton, Cubase, Reaper, etc.

Gravação Alicerce: A primeira gravação dentro da DAW é chamada de “alicerce”. Ela serve como base para regravar todos os canais no tempo correto. Use o metrônomo como guia.

Canais Individuais: Com a gravação alicerce definida, grave cada canal separadamente, na seguinte ordem:

  • Violão/Guitarra base: Define o ritmo e as dinâmicas.
  • Bateria: Reforça o ritmo e traz intensidade.
  • Baixo: Adiciona profundidade e peso.
  • Voz: Gravação final, seguindo as dinâmicas da banda.
  • Guitarra solo/Sintetizadores: Efeitos e detalhes para enfeitar a música.

Mixagem

Depois de tudo gravado, ajuste volumes e aplique efeitos em cada faixa individualmente para minimizar ruídos e corrigir falhas:

  • Equalizador (EQ): Minimiza conflitos entre frequências.
  • Compressor: Realça partes discretas e diminui picos de volume.
  • Reverb: Simula o comportamento do som no ambiente.
  • Stereo: Define a posição das faixas no campo estéreo.
  • Automação: Controla parâmetros das ferramentas de mixagem ao longo da faixa.

Masterização

Aplique efeitos de mixagem na faixa “Master” para garantir a melhor qualidade. Quando terminar, exporte sua música em .MP3 e .WAV com qualidade profissional.

6. Distribuição

Agora que a música está pronta, é hora de distribuí-la através das plataformas de streaming como Spotify, Apple Music, YouTube Music, etc. Use uma plataforma de distribuição como Sound On, CD Baby ou DistroKid para garantir que sua música chegue ao público.

7. Marketing Digital

Nem sempre a qualidade da música determina o sucesso. O marketing é essencial para alcançar o público. Invista tempo e recursos nessa etapa para garantir que sua música seja ouvida.

Divulgação Orgânica

Crie perfis nas redes sociais, produza conteúdo sobre o processo de produção musical, e faça seções de fotos profissionais. Marque datas de lançamentos e mantenha o público engajado.

Tráfego Pago

Use ferramentas de anúncios pagos para promover shows, eventos online e lançamentos. Direcione os anúncios para o público certo e alavanque seus resultados nas redes sociais e plataformas de streaming.

Conclusão

Sabemos que esse processo pode parecer complexo e desafiador, especialmente se você estiver lidando com tudo sozinho. No entanto, você não precisa enfrentar essa jornada sozinho. Este guia oferece o caminho das pedras, mas se você é um artista cristão independente e precisa de suporte em qualquer uma dessas etapas — ou em todas elas — estamos aqui para te ajudar a frutificar. Junte-se a nós e vamos, juntos, fazer a luz de Cristo brilhar através da música.

Mais Posts

Fale Conosco